Ao buscar uma operação eficiente e sem problemas, os usuários de bombas pneumáticas de duplo diafragma (AODD) devem ter em mente os seguintes três fatores importantes que afetam sua produção:
Pulsação do Líquido
A pulsação durante a transferência de líquidos ocorre quando há uma diferença significativa entre a pressão de entrada da bomba e a pressão de descarga. Por exemplo, não é incomum que bombas pneumáticas, com pressão de entrada de ar de 100 psi e pressão de descarga de 90 psi experimentem variações de pressão entre 30 e 45 psi durante cada ciclo da bomba. Essas condições podem resultar em pulsações e diminuição da eficiência operacional.
Golpe de Aríete
Esse fenômeno ocorre quando a pressão sai da tubulação de entrada e se move para a descarga. Caso essa pressão atinja uma válvula de fechamento, ela retornará para dentro da tubulação com uma pressão oito vezes maior do que quando saiu. Se essa condição não for controlada, as consequências podem ser graves, podendo até forçar as esferas da válvula a atravessarem o assento da mesma, o que interromperá a operação da bomba.
Ruído da tubulação
Um regime pulsante ou turbulento criará ruído, ou “chocalho”, à medida que o líquido se move ao redor das esferas da válvula, o que, novamente, prejudicará o fluxo e a eficiência.
A solução para essas condições desafiadoras de bomba é o amortecedor de pulsos integral Equalizer® Series (ISD), da Wilden®. Disponível em modelos de plástico e metal, o Equalizer ISD foi projetado para se integrar diretamente à bomba, eliminando as variações e flutuações de pressão que podem ocorrer à medida que o líquido bombeado se move da sucção até a descarga.
Veja mais:
O Equalizer ISD realiza tais ações criando uma ação de bombeamento suplementar. Usando um diafragma como membrana de separação dentro do Equalizer, ele é capaz de reter um determinado volume de líquido de um lado e ar pressurizado do outro.
Quando a pressão do fluido cai no sistema, o Equalizer fornece pressão adicional para a linha de descarga entre os ciclos da bomba, deslocando o fluido por meio do movimento do diafragma. Esse movimento proporciona a ação de bombeamento suplementar necessária para praticamente eliminar a variação de pressão e a pulsação.
Além disso, ao operar com uma linha de ar que se conecta diretamente a um regulador da linha de ar da bomba, o Equalizer pode funcionar com a mesma pressão. Os benefícios resultantes são:
– Redução da tensão nas tubulações
– Redução do Golpe de Aríete
– Menores níveis de ruído ou chocalho das tubulações
– Maior proteção dos equipamentos em linha
– Menores custos de manutenção
O Equalizer ISD está disponível em três tamanhos e grande variedade de materiais, permitindo seu uso em uma ampla gama de condições de compatibilidade química e de temperatura.
Tamanhos
13 mm (1/2″) | 25 mm (1″) | 51 mm (2″)
Materiais
Ferro fundido | Aço inoxidável 316 | Alumínio | Polipropileno | PVDF | Acetal com enchimento de carbono | PFA | Polietileno
Para saber mais sobre o Equalizer ISD da Wilden, bem como outros acessórios para bombas pneumáticas, fale com a Neoflow!
—
Referência: https://www.psgdover.com/wilden