Em 1955, a Wilden® revolucionou a indústria ao inventar a tecnologia de bombeamento de duplo diafragma acionado por ar (AODD). Desde então, a Wilden tem fornecido uma linha abrangente de bombas seguras, confiáveis e energeticamente eficientes, projetadas para aplicações críticas de bombeamento em mercados como o industrial geral, tintas e revestimentos, petróleo e gás, processos químicos, água e efluentes, higiene, mineração, cerâmica, militar e marítimo.
Com o guia a seguir sobre como instalar corretamente as bombas pneumáticas de duplo diafragma (AODD), a Wilden continua seu legado de não apenas oferecer tecnologia inovadora de bombas, mas também proporcionar um serviço ao cliente incomparável, além do conhecimento necessário para ajudar os operadores a garantir que suas bombas funcionem da forma para a qual foram projetadas – de maneira simples, confiável e eficiente.
Vamos lá!
————
Assista ao vídeo para uma demonstração passo a passo de como instalar corretamente as bombas pneumáticas da Wilden.
1. Inspecione a Embalagem
Antes de começar a instalação de sua bomba pneumática (AODD) Wilden, inspecione a embalagem para verificar se há algum dano visual causado pelo transporte que possa ter afetado a bomba e certifique-se de revisar os cuidados e avisos no manual da bomba.
2. Instale os fixadores e o silenciador
Aperte todos os parafusos de acordo com as especificações de torque no manual da bomba e, em seguida, instale o silenciador para garantir a redução dos níveis de som. Após fixar os parafusos e o silenciador, passe para a tubulação da bomba.
3. Instale a Tubulação
Toda tubulação deve ser reforçada, não dobrável, capaz de suportar alta pressão de vácuo e suportada independentemente da bomba. Idealmente, instale a bomba com o menor comprimento de tubulação e o mínimo número de conexões. As conexões não devem ser menores que o tamanho da conexão da bomba. Ao bombear líquidos de maior viscosidade, deve-se usar tubulação maior para reduzir as perdas por atrito na tubulação. Use mangueiras flexíveis ou conexões entre a bomba e a tubulação rígida, pois isso pode ajudar a minimizar a vibração da bomba. Tenha em mente que todas as bombas podem passar sólidos. Use um filtro na entrada da bomba para garantir que a capacidade nominal de sólidos da bomba não seja excedida. Nota: Inspecione periodicamente o filtro para evitar entupimentos, pois isso pode afetar o desempenho da bomba e aumentar o desgaste no diafragma.
4. Escolha o tipo de instalação
Após configurar a tubulação, selecione o tipo ideal de instalação da bomba, seja sucção com elevação, sucção afogada ou submersível. Além disso, lembre-se de que o ideal é instalar as bombas em locais acessíveis para facilitar a manutenção futura, independentemente da aplicação específica.
Para a instalação com elevação de sucção, instale a bomba acima da linha de fluido para garantir que a capacidade de elevação a seco da bomba exceda a diferença de altura. Nota: Certifique-se de levar em consideração a gravidade específica do fluido. Se optar pela instalação com sucção submersa, instale a bomba abaixo da linha de fluido. Deve-se instalar uma válvula entre a entrada da bomba e o tanque para proteger a bomba contra a pressão do fluido na entrada que exceda 10 PSIG. Finalmente, se optar pela instalação submersível, quando a bomba estiver instalada dentro de um tanque ou fluido, certifique-se de que o escape de ar seja conduzido para a atmosfera antes da instalação submersa. Após escolher o tipo de instalação da sua bomba, é hora de instalar a linha de ar.
5. Instale a linha de ar
Cada local de bomba deve ter uma linha de ar grande o suficiente para fornecer o volume de ar necessário para atingir a vazão de bombeamento desejada. O ar deve ser seco e livre de detritos para evitar danos à válvula de ar da bomba. Para melhores resultados, a instalação deve usar um filtro de ar de 5 microns, uma válvula de ar e um regulador de pressão. O filtro de ar garantirá que potenciais contaminantes da tubulação sejam eliminados. Nota: Algumas bombas especiais da Wilden possuem uma pressão máxima de operação diferente. Certifique-se de consultar o manual da sua bomba para observar a pressão máxima de operação. Não exceda a pressão máxima de operação da bomba. Após instalar a linha de ar, você pode prosseguir para instalar os amortecedores de pulsação e os manômetros.
6. Instale o amortecedor de pulsação e o manômetro
Para aplicações onde a pulsação precisa ser reduzida, recomenda-se um amortecedor de pulsação. O amortecedor de pulsação deve ser instalado no lado de descarga para ajudar a proporcionar um fluxo de descarga mais suave. Esta função é crítica em aplicações que precisam minimizar as vibrações do sistema para proteger e melhorar a precisão dos instrumentos da sua linha. Também prolonga a vida útil do equipamento, reduzindo a carga na bomba. Pés de montagem também podem ser usados para reduzir a vibração. Os manômetros devem ser instalados no lado de entrada ou sucção da bomba e no lado de saída ou descarga para confirmar a pressão. Esses manômetros ajudam em qualquer necessidade de solução de problemas e podem ser usados para monitorar o desempenho da bomba. Para proteger ainda mais o manômetro, também é recomendada uma válvula de isoladora.
Após instalar os amortecedores de pulsação e manômetros, a bomba deve ser aterrada.
7. Aterre a bomba
Para aplicações que manuseiam fluidos inflamáveis ou sempre que a eletricidade estática for um risco, a bomba, assim como o equipamento ao redor, deve ser devidamente aterrada. Para aterrar a bomba, afrouxe o parafuso de aterramento e instale um fio de aterramento. Aperte o parafuso de aterramento. Os fios devem ser de calibre 12 ou maior. Conecte a outra extremidade do fio a um verdadeiro aterramento. O equipamento deve ser aterrado para obter uma classificação ATEX. Recomenda-se configurar a bomba com a opção de conector de aterramento. Para aplicações de medição e dosagem, algumas bombas Wilden podem ser configuradas com um controle de pulso por solenóide que integra a bomba com controles externos, como um PLC industrial. Isso permite controle de velocidade e taxa de fluxo.
8. Inicie a bomba
Quer a bomba esteja sendo iniciada pela primeira vez ou após manutenção, inicie a bomba lentamente para permitir que ela alcance a vazão ou desempenho desejado de maneira suave. Isso reduz a carga na bomba, prolongando a vida útil do equipamento e dos componentes. Finalmente, a cada três meses, faça uma nova inspeção e aperte os parafusos de acordo com os valores de torque adequados. Também é recomendada a realização de inspeções visuais periódicas até que um cronograma de manutenção seja criado. Uma vez que todas as etapas deste guia tenham sido seguidas, sua bomba pneumática estará pronta para operação. Lembre-se de que, com uma instalação adequada, inspeções visuais regulares e a manutenção necessária, você pode garantir que suas bombas pneumáticas funcionem de maneira simples, confiável e eficiente.
Para saber mais sobre a tecnologia de bombeamento das bombas pneumáticas da Wilden, fale conosco!